Como limpar suas joias - O'live Joias .:. Joias em ouro 18K .:. (53)3028-0100

BLOG

Encontre aqui informações, dicas e muito mais sobre o mundo das jóias.

Blog Single

Como limpar suas joias

6 de agosto 2018
Atenção na limpeza e cuidados de joias é uma dúvida recorrente de quem quer manter suas peças brilhando e com um tom vivo. Ao contrário do que muitos pensam, não são necessários kits elaborados de produtos, que muitas vezes podem afetar a qualidade da joia.
A gemóloga e designer de joias, Cristina Pulla Warth, revela que o cuidado básico para a maioria das peças de ouro é uma solução feita com água morna e bicarbonato. Para as peças que contam com pedras coloridas, a orientação é limpá-las somente com água morna e um pouco de sabão neutro. Já nas joias de prata e bronze a higienização deve ser feita com um líquido a base de amoníaco.
Quem tiver receio em molhar as joias, pode utilizar uma flanela úmida. Esta alternativa pode ser indicada principalmente para as pérolas, que necessitam de cuidados especiais - completa Cristina.
Por se tratar de uma gema delicada devido a sua composição, basicamente água e cálcio, a pérola exige cuidados especiais. Quando em contato com maquiagens, elas devem ser limpas logo após seu uso, pois podem se desgastar. A indicação da gemóloga é utilizar uma toalha, que também pode servir para limpar a gordura natural que a pele produz. Com uma superfície super-porosa, a orientação é também fazer uso de perfume meia hora antes de colocar as joias, pois a reação da gema é imediata quando o contato com produtos químicos.
Após a higienização das joias, a gemóloga explica que é necessário secá-las em uma toalha macia. Somente os colares de pérola devem ficar secando por um ou dois dias, a fim de enxugar também o fio.
Entre as contraindicações, Cristina afirma que o uso de pasta de dente é equivocado. O produto, de acordo com ela, é abrasivo. A designer acrescenta que as pérolas também não devem ser limpas com água do mar, devido as impurezas.

A conservação das joias também se deve a forma como são guardadas. A gemóloga sugere que as peças sejam colocadas em sacos plásticos, de forma separadas. Desta maneira, será fácil visualizar a joia que se pretende usar, além de evitar o atrito entre elas.


To Top